segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sábado, 29/06 - 14h



As Pontes de Madison
(The Bridges of Madison County, dir. Clint Eastwood, EUA, 1995, 135 min., 12 ANOS)


No início do filme, os filhos de Francesca Johnson recebem o testamento de sua mãe, recém-falecida. Entre outros documentos de valor guardados num cofre bancário, há um envelope contendo a chave de um baú. Ao abri-lo, eles se deparam com um verdadeiro tesouro: cartas, diários, fotografias e câmeras profissionais Nikon. Lendo os diários, descobrem que, durante quatro dias em 1965, Francesca (interpretada por Meryl Streep) manteve um tórrido romance com Robert Kincaid (Clint Eastwood), fotógrafo da revista National Geographic.

Kincaid é um fotógrafo-viajante, que, como os marinheiros, coleciona histórias e amores nos lugares por onde passa. Quando seu destino o conduziu à fazenda da família Johnson no estado de Iowa, ermo e moralista interior dos EUA, ele sabia que ali algo de diferente estava para acontecer: “Fotografei minha vida inteira para chegar até você”. Enquanto o marido e os filhos viajavam para a feira agropecuária do estado vizinho de Illinois, os dois viveram uma história de amor intensa, secreta e proibida.

Se uma fotografia captura um fragmento de espaço e um instante do tempo, Francesca  também foi capturada por Kincaid. Aquele momento expandido de quatro dias eternizou-se nos seus escritos e nas imagens guardadas no baú. Questionado se o romance não seria apenas mais uma de suas aventuras amorosas fugazes, o fotógrafo responde: “Esse tipo de certeza só ocorre uma vez na vida” – da mesma forma que uma fotografia também só acontece uma única vez.




Nenhum comentário:

Postar um comentário