As Pontes
de Madison
(The Bridges of
Madison County, dir. Clint Eastwood, EUA, 1995, 135 min., 12 ANOS)
No início
do filme, os filhos de Francesca Johnson recebem o testamento de sua mãe,
recém-falecida. Entre outros documentos de valor guardados num cofre bancário,
há um envelope contendo a chave de um baú. Ao abri-lo, eles se deparam com um
verdadeiro tesouro: cartas, diários, fotografias e câmeras profissionais Nikon.
Lendo os diários, descobrem que, durante quatro dias em 1965, Francesca
(interpretada por Meryl Streep) manteve um tórrido romance com Robert Kincaid
(Clint Eastwood), fotógrafo da revista National
Geographic.
Kincaid é
um fotógrafo-viajante, que, como os marinheiros, coleciona histórias e amores
nos lugares por onde passa. Quando seu destino o conduziu à fazenda da família
Johnson no estado de Iowa, ermo e moralista interior dos EUA, ele sabia que ali
algo de diferente estava para acontecer: “Fotografei minha vida inteira para
chegar até você”. Enquanto o marido e os filhos viajavam para a feira
agropecuária do estado vizinho de Illinois, os dois viveram uma história de
amor intensa, secreta e proibida.
Se uma
fotografia captura um fragmento de espaço e um instante do tempo,
Francesca também foi capturada por
Kincaid. Aquele momento expandido de quatro dias eternizou-se nos seus escritos
e nas imagens guardadas no baú. Questionado se o romance não seria apenas mais
uma de suas aventuras amorosas fugazes, o fotógrafo responde: “Esse tipo de
certeza só ocorre uma vez na vida” – da mesma forma que uma fotografia também
só acontece uma única vez.
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