segunda-feira, 24 de junho de 2013

Quinta, 04/07 - 15h15

Annie Leibovitz – A Vida Através das Lentes
(Annie Leibovitz: life through a lens, dir. Barbara Leibovitz, 
EUA, 2007, 80 min., 10 ANOS)


“Sou fotógrafa e este é o meu trabalho”. Assim Annie Leibovitz introduz o filme no qual ela e seu trabalho são os protagonistas. Trata-se de uma obra intimista realizada por sua irmã Barbara, para quem a fotógrafa se abriu e se expôs (lembrando que fotógrafos geralmente não gostam de aparecer à frente das câmeras).
Annie é uma das mais importantes fotógrafas dos últimos 40 anos. Desde o final da década de 1960, ela vem construindo um repertório de imagens icônicas que retratam a vida contemporânea em seus mais variados aspectos: música, dança, arte, moda e política. Algumas de suas imagens memoráveis: John Lennon em posição fetal agarrado a Yoko Ono poucas horas antes de morrer; a nudez grávida de Demi Moore; os retratos e as vidas de todas as grandes estrelas do rock estampadas nas capas e nos ensaios da revista Rolling Stone; os voos do bailarino Mickhail Baryshnikov.
Além de nos conduzir aos bastidores de algumas dessas imagens, o filme também revela o cotidiano da fotógrafa, trabalhando em ensaios de moda, como no set de filmagem de Maria Antonieta. Annie não é somente “famosa por tirar fotos de gente famosa”. Simpática e carinhosa, ela fala de sua família; do grande amor de sua vida, a escritora Susan Sontag; e brinca com seus três filhos pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário