segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sábado, 29/6 - 16h30






Antes da chuva
(Before the Rain, dir. Milcho Manchevski, Macedônia, 1994, 113 min., 14 anos)

No início dos anos 1990, a região dos Balcãs, no sudeste europeu, foi devastada por sangrentos conflitos étnicos envolvendo cristãos e muçulmanos. Milhares de pessoas foram mortas e desenhou-se uma nova geografia política. A Macedônia é uma das várias nações que ressurgiram após a guerra. É lá que se desenrola a trama desse filme de guerra que, em seus três episódios, aponta para a paz.
No primeiro, “Palavras”, um monge cristão ortodoxo que fez votos de silêncio protege e se apaixona por uma jovem albanesa suspeita de ter assassinado um dos moradores do vilarejo. No seguinte, “Rostos”, em Londres, uma editora de fotografia inglesa vive o conflito da separação de seu marido e a paixão pelo premiado fotógrafo macedônio Alexander Kirkov, recém-chegado de uma reportagem na Bósnia. No último, “Fotos”, ele retorna ao vilarejo onde nascera e que não visitava há 16 anos. Lá, procura seus parentes, conhecidos e amores, muitos dos quais, agora, em lados opostos. O conflito dilacera o povoado, suas relações sociais e acaba envolvendo Kirkov. Os três episódios se unem no surpreendente final.
Antes de partir, o fotógrafo comenta que sua câmera matou um homem, pois ele tomara partido. “Desfrute a guerra. Tire fotos”, acrescenta. Quando volta para sua terra natal, ele está desiludido com a fotografia. Reforçando esse fato, nenhuma foto é tirada durante as quase duas horas do filme. Fotografias são, na verdade, retiradas quando vemos os registros premiados com o prêmio Pulitzer sendo rasgados pelo fotógrafo. Eis a qualidade dessa obra excepcional que, mesmo na sua ausência, reflete sobre a fotografia, o fotógrafo e suas angústias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário