segunda-feira, 24 de junho de 2013

Domingo, 30/6 - 14h



A Prostituta e a Baleia
(La Puta Y La Ballena, dir. Luis Puenzo, Espanha/Argentina, 2004, 120 min., 16 ANOS)


“Se com uma foto se rouba a alma, roubei a sua naquela noite. Sua lembrança continua imóvel, captada nessa foto como um anjo caído”. Assim escreveu o fotógrafo argentino Emilio, do front da guerra civil espanhola, para sua amada Lola, antes de morrer abatido pelas forças franquistas. Roubara-lhe, no entanto, mais do que a alma quando, alguns anos antes, os amantes – ela, corista catalã de passagem por Buenos Aires; ele, fotógrafo de eventos banais – resolveram largar tudo e partir para uma aventura na Patagônia.
Setenta anos depois, outra catalã, a escritora Vera, também busca novos rumos para sua vida. Seu editor lhe propõe escrever um texto para um livro de fotografias que ilustraram capas de partituras de tango e cuja autoria ainda permanecia um mistério. Acompanhavam as fotografias algumas cartas e trechos de um diário. Assolada por conflitos pessoais e pela suspeita de um câncer, a escritora mergulha na fantasia enquanto tenta juntar os pedaços de uma tórrida porém trágica história de amor. Essa procura leva-a até a Patagônia, onde baleias colossais mergulham em paisagens monumentais.
Nesse filme denso e sensual, o fotógrafo e a fotografia, mais uma vez, são como heróis que ultrapassam seu tempo, assombrando o futuro com os vestígios do passado. Ali, Vera descobre que, como nos negativos de Emilio, “tudo é ao contrário, até a lua é ao contrário”. E nos faz relembrar uma das definições de Susan Sontag para a fotografia: “tomar uma fotografia é como participar da mortalidade de uma pessoa (ou objeto). Precisamente por lapidar e cristalizar determinado instante, toda fotografia testemunha a dissolução inexorável do tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário