segunda-feira, 24 de junho de 2013

Terça, 02/07 - 16h









Blow Up (Depois Daquele Beijo)
(Blow Up, dir. Michelangelo Antonioni, EUA/Inglaterra/Itália, 1966, 111 min., 16 anos)


Nos anos 1960 a juventude nascida durante e logo após a Segunda Guerra Mundial influenciou a política, as artes e a cultura. Foi o início da era do rock, do pop, do underground, da comunicação de massa e do predomínio das imagens.
É justamente a partir de uma imagem fotográfica que Blow Up desenvolve sua trama. Baseado num conto do escritor argentino Julio Cortázar, o filme conta a história do bem-sucedido fotógrafo de moda Thomas (interpretado por David Hemmings) na swinging London dos anos 60. Após registrar num parque um homem e uma mulher desconhecidos, ele revela as fotografias em seu laboratório e, em um pequeno detalhe, descobre o que parece ser um cadáver. Obcecado, tenta desvendar o mistério de um possível assassinato.
Em inglês, o verbo blow up tem um duplo sentido: ampliar fotografias e explodir. A ampliação das imagens até o limite do grão da película fotográfica é como uma explosão do visível, desintegrando-se e se desfragmentando. O filme Blow Up é, também, carregado de múltiplos significados/explosões que trespassam a cultura pop, o consumismo e o exagero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário