Blow Up (Depois Daquele Beijo)
(Blow
Up, dir. Michelangelo Antonioni, EUA/Inglaterra/Itália, 1966, 111 min., 16
anos)
Nos
anos 1960 a juventude nascida durante e logo após a Segunda Guerra Mundial
influenciou a política, as artes e a cultura. Foi o início da era do rock, do
pop, do underground, da comunicação de massa e do predomínio das imagens.
É
justamente a partir de uma imagem fotográfica que Blow Up desenvolve sua trama.
Baseado num conto do escritor argentino Julio Cortázar, o filme conta a
história do bem-sucedido fotógrafo de moda Thomas (interpretado por David
Hemmings) na swinging London dos anos 60. Após registrar num parque um homem e
uma mulher desconhecidos, ele revela as fotografias em seu laboratório e, em um
pequeno detalhe, descobre o que parece ser um cadáver. Obcecado, tenta
desvendar o mistério de um possível assassinato.
Em
inglês, o verbo blow up tem um duplo sentido: ampliar fotografias e explodir. A
ampliação das imagens até o limite do grão da película fotográfica é como uma
explosão do visível, desintegrando-se e se desfragmentando. O filme Blow Up é,
também, carregado de múltiplos significados/explosões que trespassam a cultura
pop, o consumismo e o exagero.
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