segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sábado, 06/07 - 14h






Antes que o Mundo Acabe
(dir. Ana Luiza Azevedo, Brasil, 2009, 100 min., 10 anos.)


Por trás de uma história simples, esse filme nos apresenta algumas reflexões importantes para a compreensão da fotografia. Daniel é um adolescente no interior do Rio Grande do Sul enfrentando problemas, entre eles uma namorada que não sabe o que e quem quer, um amigo acusado de roubo e como sair da pequena cidade onde mora. Sua vida começa a mudar quando passa a receber cartas do pai que nunca conhecera.
Daniel, o pai, é um fotógrafo idealista que deixou tudo para trás e foi morar no norte da Tailândia para “fotografar tudo que houver de diferente, enquanto ainda existir (...) coisas inesquecíveis antes que o mundo acabe”. Daniel, o filho, passa a conhecer seu pai através das fotografias que recebe pelo correio, tanto das paisagens e dos povos nativos daquela região como, principalmente, pelos autorretratos fragmentados que instigam o filho a recompor sua imagem e, assim, se aproximar de seu pai.
A fotografia se mostra aqui em suas inúmeras características: como meio para a compreensão do mundo, reconhecimento de si e dos outros, além de suporte e registro de memórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário