segunda-feira, 24 de junho de 2013

Quarta, 03/07 - 18h



O Ano em que Vivemos Perigosamente
(The Year of Living Dangerously, dir. Peter Weir, EUA, 1982, 115 min., livre)



Na década de 1960, a Guerra Fria provocou tensões entre os regimes capitalista e comunista. Alastrava-se o medo de uma terceira guerra mundial e conflitos eclodiam na Ásia, África e Américas. Na Indonésia de 1965 o ditador Sukarno viu seu poder se desmanchar diante das intrigas que envolviam as forças armadas, os EUA, os chineses e os muçulmanos. Nessa guerra civil, jornalistas e fotógrafos tiveram papel importante.

Em sua primeira pauta internacional, o repórter australiano Guy Hamilton (interpretado por Mel Gibson) é designado para cobrir os eventos no calor equatorial da capital Jacarta. Com a ajuda do fotógrafo anão Billy Kwan (papel que rendeu um Oscar de atriz coadjuvante a Linda Hunt), ele se insere na vida social e política da cidade. Seduzido pela beleza de Jill Bryant (assessora do adido militar da Embaixada Britânica, interpretada por Sigourney Weaver) e disposto a tudo para obter um furo de reportagem, Guy acaba ultrapassando alguns limites.

Em seu bangalô, que lhe serve de moradia, ateliê, escritório e laboratório fotográfico, o enigmático Billy Kwan mantém um minucioso arquivo secreto dos jornalistas e diplomatas estrangeiros, contendo informações e, principalmente, fotografias de “pessoas que se tornarão fantasmas”. Lá, ele também pratica a milenar arte do Wayang, teatro de sombras indonésio. Observando os movimentos projetados na parede, o fotógrafo recomenda ao jornalista: “você deve observar as sombras, não os bonecos”, lembrando que, na fotografia, as informações podem ser apreendidas além do óbvio da superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário