segunda-feira, 24 de junho de 2013

Domingo, 07/07 - 14h


Chevolution
(dir. Luis Lopez e Trisha Ziff, México, 2008, 86 min., 12 ANOS)


Uma fotografia de Che Guevara realizada em 1960 pelo cubano Alberto Korda tornou-se a imagem mais conhecida e reproduzida de todos os tempos. Como a Mona Lisa na pintura, na fotografia essa, também, virou pôster pendurado nas paredes; camiseta vestindo jovens; grafite nos muros de cidades; até marca de cigarro e estampa de biquíni, citando apenas algumas de suas inúmeras apropriações políticas e, principalmente, comerciais.
Através de depoimentos de fotógrafos, familiares de Korda, dos atores Antonio Banderas e Gael García Bernal, além de cenas de arquivo, o filme constrói a trajetória dessa imagem. Seu clique inicial aconteceu, despretensiosamente, num evento público e sem que Guevara soubesse que estava sendo fotografado. De um detalhe de um fotograma, escondido entre os outros 35 do filme em preto e branco, o fotógrafo vislumbrou uma foto especial. Jamais, imaginara, no entanto, o caminho que ela iria percorrer. É dito no filme que “um Che morreu, mas nasceram outros Ches”. Che virou, então, pop.
São abordadas aqui inúmeras questões próprias da imagem, entre outras, sua reprodutibilidade técnica, como pensada pelo filósofo alemão Walter Benjamin; a fotografia como ícone; o retrato fotográfico como objeto de devoção; e direitos autorais, uma problemática cada vez mais em evidência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário